Cidades

Rio conclui calendário de vacinação de idosos

Imagem ilustrativa da imagem Rio conclui calendário de vacinação de idosos
Calendário terminou com repescagem de pessoas com 60 anos ou mais. Foto: Marcelo Tavares

A Prefeitura do Rio de Janeiro concluiu neste sábado (24) a vacinação de idosos. O calendário terminou com a repescagem de pessoas com 60 anos ou mais. Os dados mais atualizados da Secretaria Municipal de Saúde indicam que 92,6% dos idosos já foram vacinados. Pessoas nessa faixa são as que mais se internam, além de apresentar maior risco de morte quando expostas à Covid-19.

O fim do calendário não significa, no entanto, que quem não tomou a vacina no período destinado não possa mais ser imunizado. O secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, informou nesta sexta-feira (23), durante apresentação do 16º Boletim Epidemiológico da prefeitura, que, a partir de agora, idosos que ainda não receberam a primeira dose podem procurar qualquer posto de saúde em qualquer dia da semana para se vacinar.

Para identificar quem ainda não foi imunizado, a prefeitura vai começar uma busca ativa, incluindo idosos que estão acamados. O trabalho será feito em todas as unidades de saúde da prefeitura e, além do cruzamento de dados, contará com a participação agentes comunitários de saúde, médicos e profissionais das equipes de saúde da família.

Além de idosos, o calendário deste sábado incluiu profissionais de saúde a partir de 45 anos. A vacinação ocorreu nas 236 unidades de atenção primária do Rio, como as clínicas da família e os centros municipais de saúde, e em postos extras espalhados pela cidade.

Dados da Secretaria Municipal de Saúde indicam que a cidade vacinou 1.352.098 pessoas com a primeira dose, o que corresponde a 20% da população. Nos idosos, o percentual alcançou 92,6%. Imunizados com a segunda dose somam 419.286, gerando um total de 1.771.384 pessoas com o esquema vacinal completo.

Agência Brasil

< São Gonçalo tem mais 13 vidas perdidas pela Covid-19 Covid-19: Niterói retoma aplicação de primeira dose da vacina na segunda <